Depoimento de Cid Castello, em primeira pessoa:
“ – Ainda namorados, meus pais – Dario Castello e Constança Leite Motta (depois Constança Motta Castello) – assistiram ao filme “El Cid”, com Charlton Heston e Sophia Loren e decidiram que um primeiro filho homem do casal levaria o nome do protagonista da história. “
Lançado originalmente na Itália, em 24 de outubro de 1961, o filme conta a saga do lendário herói espanhol Rodrigo Díaz de Vivar, que lutou contra os mouros para libertar a Espanha do jugo árabe.
Rodrigo nasceu em Vivar, uma pequena aldeia próxima à cidade de Burgos, capital do Reino de Castela. Era filho de Diego Flaínez e de uma senhora com o sobrenome Rodrigues, filha de Rodrigo Álvares, membro da alta nobreza castelhana.
A expressão “El Cid” pode ser traduzida como “O Senhor”, pois “Cid” é uma corruptela da palavra da língua árabe “Seid” (ou “Sayyid”), cuja tradução é “senhor”. Ou, em outra forma de interpretar, “Cid” vem do mourisco “Sidi”. Por outro lado, “El” corresponde, em espanhol, ao pronome definido masculino “o”.
Copyright © 1965 Cid Castello | Todos os direitos reservados | All rights reserved
Domínio hospedado por Avianti | Consultoria & Assessoria: Cid Castello